Entre Começar, terminar e Viver!

No Domingo, há 3 dias atrás, tinha acabado de ganhar um livro, no qual não senti muita importância no começo, mas quando eu abri e comecei a folhear ele como quem vai descobrindo um mundo, a história contida nele me prendeu de uma forma significante, e no livro de quase 300 paginas consegui terminar em 3 dias, durante a leitura anciava bastante pelo final, mas quando finalmente chegou o final, me senti meio que desapontado por não ter mais continuação, por ter que simplesmente terminar.
Sei que parece meio idiota isso, pelo simples fato de ser comum.
Eu sei que toda história tem começo, meio e fim, e entendo muito bem.
Mas hoje eu parei pra pensar o porque das coisas que conduderamos booas terminarem, o porque existe o ponto final?
Não quero me contradizer nesse ponto de vista, mas todos sabemos que um dia algo sempre termina, essa é uma certeza!
' A sabedoria está em não se apegar em certezas. '
Terminar qualquer coisa que seja, terminar um momento, ter que encontrar o final da caminhada em cada passo de sua jornada, viver com precisão, na contradição da dor e prazer, viver o maior número de boas horas, isso sim se chama sabedoria.
A decadência que nos encontra e o problema dos novos começos é que eles precisam de algo para terminar. Alguns pontos finais levam algum tempo para vim a tona. Mas quando isso acontece, eles ficam mais simples de ignorar. Alguns inícios começam tão silenciosamente, que você nem nota quando acontecem. Mas muitos finais vêm quando você menos espera. E o que eles pressagiam é mais negro do que você imagina. Nem todos os começos são para se celebrar. Muitas coisas ruins começam: brigas, época de gripe. E a pior de todas... Quero começar algo.
"É estranho quando as coisas simplesmente têm de terminar. É o estágio onde todos os sentimentos já evoluíram para um nada. É o nada que você optou para parar de sentir dor. No início você briga, chora, faz drama mexicano. Então percebe que é cansativo demais manter esse jeito de levar as coisas. Acostuma-se.. Não que pare de doer, mas que cai no seu entendimento que às vezes perdemos algo e não há solução. No fim você coloca um sorriso no rosto e finge que é sincero, até que a vida o faça realmente ser. Talvez os amores eternos sejam amenos e os intensos, passageiros."
É isso.
Eu que já terminei namoros, que já terminei amizades, amizades que se colocam um ponto final sem ao menos poder ler a ultima página. Eu que já terminei os estudos, livros, filmes, comidas boas e etc. Não me acostumei, porque as coisas seguem oscilando nesse ciclo de que quando o prazer termina em contra partida a dor começa, e virce verça.
Seguimos em um ciclo onde temos que começar pra poder terminar, continuar pra vim o fim.
Penso que viver de começos é sempre uma felicidade momentânea!
Começar porque atravessar a ponte do meio sempre te levará para alguma certeza.
E o começo e termino vai além das limitações de certezas.
A lua tem que ir embora pra chegar o sol, o sol tem que partir pra chegar a lua!
O dia, a noite, o inverno e verão, primavera e outono, chuva, sol, seguem oscilando entre ter que iniciar e terminar.
Isso cabe a você tornar o nascer do sol e o pôr do sol em uma anatomia disso tudo!
Agora entendo, depois de escrever, que hoje eu terminei um livro que foi muito bom, me senti chateado porque terminei algo bom, mas posso achar outro melhor, e isso ocorre em minha vida e de todos vocês, sempre estamos começando coisas novas, seja boas ou ruins, mas teremos que terminar, um namoro, amizade, sentimentos, sorrisos, choros, livros, filmes, as estações, e isso é a vida, começar pra terminar!
Realmente não sei o porque despertou isso em mim pelo simples fato de terminar algo, mas agora que eu comecei estou terminando...

Comentários

Postagens mais visitadas